irritantes

Por que alguns colegas de trabalho são irritantes?

Como terapeuta, uma das coisas que são levantadas frequentemente na terapia é a dificuldade em lidar com pessoas chatas no trabalho. O que você faz sobre isso? Minha resposta usual é perguntar se as pessoas chatas os lembram de alguém em sua família de origem. Tem sido minha experiência consistente que nós humanos parecemos recriar nossa família de origem no local de trabalho. E nós respondemos de acordo. Há muitas maneiras de entender as relações difíceis no trabalho, mas, por enquanto, estou me concentrando nessa.

É interessante observar as pessoas em seu local de trabalho e tentar descobrir quem são os personagens de sua família de origem em seus colegas de trabalho. Eu sugiro examinar o que é sobre as pessoas chatas que precipitam a irritação e tentam identificar se isso o lembra de algum membro da família. Por exemplo, o colega de trabalho que come seu almoço ou sempre pega emprestado sua caneta e nunca a devolve pode ser uma reminiscência do seu irmão ou do colega mandão que corrige tudo o que você diz que pode ser sua mãe ou o gerente rabugento pode ser seu pai. É interessante observar as pessoas em seu local de trabalho pelas lentes de identificá-las da perspectiva de sua família – os membros não tão bons e os legais.

De alguma forma, o local de trabalho parece fornecer um terreno fértil para desencadear e exacerbar a nossa infância / família de origem não resolvida no passado ou questões atuais. Você está lá no seu local de trabalho para usar seus talentos e habilidades para ganhar a vida, então, qual a melhor arena para desempenhar papéis da família ou da infância? Como foi compartilhar com um irmão, como você se saiu competindo e a mãe gostou mais de você? Por exemplo, alguém tímido quando criança com um pai crítico pode se sentir reticente em se auto-promo- ver quando adulto, especialmente na presença de um colega de trabalho que o lembra do pai ou mãe crítico. Aquela criança tímida, agora adulta, pode recuar em uma reunião quando um colega de trabalho não tão inteligente monopoliza a discussão da mesma maneira que um irmão mais velho dominou na infância. Talvez seu supervisor arrogante o lembre de seu pai e possa provocar uma raiva desproporcional à situação em questão. Portanto, o seu colega de trabalho não só é irritante como você é duplamente desencadeado por um comportamento que lembra alguém chato ou difícil em sua família.

A boa notícia é que, uma vez que você é capaz de identificar os personagens da sua família que apareceram no seu local de trabalho, você está prestes a mudar a intensidade da sua reação. À medida que você percebe essa dimensão adicional à sua irritação, pode optar por trabalhar em soluções que ajudem a colocar alguma distância emocional necessária entre você e o colega de trabalho. Apenas identificar os personagens ajuda muito a entender por que você reage da maneira que você faz a essa pessoa. Ele também prepara o terreno para ter uma compreensão mais empática do seu próprio comportamento e ajuda a moderar sua reação.

Quando você identifica que está sendo desencadeado por algo muito mais complicado do que a irritação que está sentindo, pode desenvolver uma perspectiva e a capacidade de distanciar-se um pouco da situação em questão. O fato de que alguém está provocando você com base em questões não resolvidas com um membro da sua família de origem, você pode começar a considerar que parte da intensidade da irritação não é sobre eles, nem sobre você.


Advertisement